Apps da Semana: os melhores aplicativos para Android, iOS e Windows

Numa semana marcada pela perda de ícones como Ricao Boechat e Bibi Ferreira, cabe a nós, como diria o experiente jornalista, “tocar o barco”.

Nossa coluna semanal chega nessa sexta-feira com as principais novidades em aplicativos na semana. E essas novidades podem ser novos apps lançados no período, aquela atualização que trouxe a funcionalidade que você tanto esperava ou ainda novidades que estão sendo desenvolvidas e podem chegar em breve.

Separamos nossa coluna da seguinte forma: multiplataforma, com aqueles que são disponíveis para diversos sistemas operacionais, além de Android, iOS e Windows – quando há aplicativos que rodam somente em uma dessas plataformas.

WhatsApp (1, 2 e 3)

O WhatsApp começou a bloquear em todo o mundo o encaminhamento indiscriminado de mensagens. Como sabemos, a medida havia sido anunciada anteriormente. No entanto, o mensageiro resolveu iniciar o processo em países mais “problemáticos” como Índia e Brasil. Agora, a medida está valendo para os Estados Unidos, Europa e outros países.

Além disso, após liberar a autenticação por biometria no iOS, o WhatsApp Beta para Android recebeu uma série de novidades gráficas com o redesenho de alguns menus na versão 2.19.45. Com isso, o mensageiro pode estar se preparando para fazer uma nova grande mudança de design.

Porém, a função mais comemorada chegou em fase de testes no iOS. A versão para iPhones e iPads distribuída para usuários selecionados pelo Testflight – possui uma nova configuração de privacidade que promete restringir essas adições não solicitadas. Com ela, é possível definir quem pode adicionar você diretamente a um chat grupal, e quem antes deve lhe pedir permissão.

Facebook

O Facebook está lançando um novo recurso no Brasil que deverá atrair ainda mais YouTubers para a plataforma. Depois do Watch e outros incentivos para influencers, está chegando ao país o recurso de anúncios em vídeo, permitindo que criadores de conteúdo consigam monetizar de forma mais eficiente suas produções.

Instagram (1 e 2)

O Instagram resolveu promover nesta terça (12) uma verdadeira limpeza excluindo perfis falsos ou contas que eram usadas como bots. Toda a ação ocorreu de maneira automática por meio do seu servidor, sendo que a rede social não anunciou a medida para seus usuários.

Além disso, o Instagram, que recentemente começou a enviar vídeos do IGTV para a linha de publicações de seus usuários, deu início a testes para enviar e receber mensagens diretas direto do PC/Mac, através de sua versão para web.

 

YouTube

Quem usa a versão premium do Youtube para baixar os vídeos e assistir offline acaba de ganhar mais uma novidade. Acontece que o Google anunciou um update que vai permitir que essas mídias sejam salvas na resolução FullHD, dando mais qualidade para quem gosta de consumir conteúdos sem gastar a internet no processo.

Google Maps (2)

Enquanto ainda testa a realidade aumentada com alguns usuários, o Google Maps beta recebeu uma atualização nesta semana que traz uma série de melhorias e novidades. De acordo com o site 9to5google, algumas delas ainda não estão ativas. Por isso, foi preciso fazer uma análise do APK para descobrir que o Google Maps está planejando implementar algumas mudanças que melhoram a privacidade dentro do aplicativo.

Google Duo

Depois de iniciar os testes com as chamadas em grupo e com o modo noturno, o Google Duo agora está recebendo uma novidade voltada para o dia dos namorados. Como sabemos, nos Estados Unidos e em outros países, a comemoração ocorre no dia 14 de fevereiro.

Por isso, o aplicativo agora ganhou um filtro de vídeo que mostra corações flutuantes no entorno do usuário. De acordo com o Google, essa pequena novidade é uma maneira de comemorar a data especial pelo mundo.

LinkedIn

Buscando conexão com produtores de conteúdo e com o uso cada vez mais crescente do vídeo, a rede começará a testar transmissões ao vivo na plataforma, com o LinkedIn Live, que se soma a outras iniciativas, como os Trending Storylines, semelhante ao Moments, do Twitter, a adição de geolocalização e a função Stories, nascida no Snapchat e popularizada no Instagram e Facebook, mas que não deu muito certo.

Gmail

O Gmail volta a ser o foco da Google, com a decisão da companhia de descontinuar o Inbox. Desde o ano passado temos vistos vários investimentos no produto, que passou a incluir recursos de inteligência artificial para automatização de textos, e também bloqueio de spam.

Além disso uma nova interface está sendo desenvolvida para o aplicativo de smartphones, e agora um novo menu contextual deverá ficar disponível na versão web: conforme publicação no blog oficial do serviço, em breve haverão mais opções na hora de clicar com o botão direito em cima de uma mensagem.

Google Fit

Após lançar um desafio para que seus usuários se mantenham em forma durante 2019, o Google Fit compartilhou nesta semana o resultado alcançado em janeiro. Além disso, o aplicativo recebeu uma atualização que trouxe um novo widget para apresentar os principais resultados na tela inicial do smartphone.

Buser

Um dos aplicativos na nossa lista de sugestões para ganhar uma renda extra, o app Buser começou a oferecer viagens interestaduais pelo preço de R$ 10, a partir desse último final de semana.

A promoção é válida para os novos usuários que utilizarem o serviço pela primeira vez, até o dia 1º de março. O valor pode ser pago para os mais de 30 destinos disponíveis na plataforma, os quais se situam nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Belo Horizonte.

CarnaBlocos

Para os que estão interessados em encontrar um par romântico em meio a multidão, o aplicativo CarnaBlocos, que já funcionava como uma espécie de guia dos blocos de Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo, acaba de inaugurar um recurso chamado “CarnaCrush”.

Como o próprio nome já sugere, ele funciona como uma espécie de “Tinder do Carnaval”, possibilitando que as pessoas marquem encontros e, usando um sistema similar ao match, confirmem seu interesse mútuo.

Opera

O Opera disponibilizou uma nova versão – Reborn 3 – do seu navegador para desenvolvedores, a fim de testar uma reformulação da sua interface do usuário e trazer novas funcionalidades ao programa.

A principal mudança consiste em deixar o conteúdo da web em primeiro lugar no visual, além de contar com menos distrações, tais quais as linhas divididas entre as seções. Outra mudança significativa foi a inspiração pela fotografia para colocar novos temas claro e escuro.