Dicionário das Startups

 Por isso, dando continuidade à primeira parte, reunimos outros termos bastante utilizados no meio das startups e esclarecemos os significados para você:

Advisor

O advisor é como um conselheiro, com bastante experiência no segmento de atuação da startup, que pode auxiliar na tomada de decisões estratégicas e assuntos de grande relevância para o negócio.

Bounce Rate

É um dos indicadores do Google Analytics. O bounce rate é a taxa de rejeição (em percentual) de visitantes que acessaram uma página do site e, em seguida, saiu sem acessar qualquer outra página

Cap Table

Termo abreviado de capitalization table, que consiste em uma tabela onde são descritos quem são os acionistas de uma empresa, descrevendo a participação de cada um no negócio. O objetivo é evitar questões e problemas futuros em relação aos direitos e participação dos sócios de uma empresa.

A cap table é utilizada como uma ferramenta na governança. Com ela, você sabe o papel de cada investidor e colaborador na estrutura da startup.

Customer Development

Conjunto de estratégias para uma startup chegar a seu Product Market Fit.

Técnica criada por Steve Blank, o conceito é a aplicação de um conjunto de estratégias para descobrir a proposição de valor da sua startup, ou seja, o problema e a solução de menor custo que resolva o problema do cliente.

Contrato de Vesting 

O contrato de vesting dá ao empreendedor mais segurança na distribuição dos dividendos ou ações de sua startup, atrelando uma distribuição progressiva de acordo com a participação efetiva na evolução da empresa.

Elevator Pitch 

Como você apresentaria um projeto para um investidor se o tempo para tal fosse como uma curta viagem de elevador?

 O famoso pitch de elevador é uma versão resumida do discurso de venda para pequenas oportunidades, apresentando a empresa em 30 segundos, com os argumentos mais convincentes e certeiros.

Incubadora

Uma incubadora tem o objetivo de auxiliar na criação ou no desenvolvimento de microempresas, oferecendo apoio nas primeiras etapas de suas vidas.

As incubadoras são geralmente ligadas às universidades ou órgãos governamentais.

NDA (Non-Disclosure Agreement)

O NDA, ou acordo de confidencialidade, é um contrato legal entre ao menos duas partes que descreve conhecimento ou informações apresentadas como confidenciais que as partes desejam elucidar entre si para determinados fins, restringindo o acesso a terceiros.

Open Source

É um modelo de desenvolvimento de softwares com código aberto, permitindo ao usuário uma flexibilidade para o uso, podendo adequá-lo de acordo com suas necessidades.

Pivotar

Derivado do termo em inglês “to pivot”, que significa mudar ou girar, é usado alterar a estratégia e o rumo de uma empresa.

É muito comum entre startups, e, por se tratarem de negócios que estão começando, é típico que passem por alterações ou mudanças.

Product Market Fit

Termo cunhado pelo fundador do Netscape, Marc Andreessen, Product Market Fit nas palavras de Marc significa estar em um bom mercado com um produto que o satisfaça. Ele acredita que, se o mercado é verdadeiramente grande, o primeiro produto que trouxer uma solução para resolver as suas dores, irá conquistá-lo.

Scale Up 

É um termo aplicado para empresas que, por pelo menos 03 anos consecutivos, crescem ao menos 20% por ano.

Spin-off

É uma estratégia inteligente para empresas não desfocarem do seu core business a partir da criação de uma nova empresa criada inicialmente a partir de um projeto em uma empresa-mãe.

User Experience (UX)

Resumindo, a experiência do usuário é a forma que uma pessoa se sente ao interagir com uma empresa, normalmente associada à utilização de algum serviço ou produto digital. Uma experiência ideal é oferecer de uma forma simples e direta o que o usuário deseja.

Usabilidade, estética, conteúdo, arquitetura de informação e fluxos de interação são 5 pilares que, bem aplicados, contribuem para uma boa experiência do usuário.

Unicórnio

É um título atribulado ao negócio que possui avaliação de preço de mercado acima de 1 bilhão de dólares. Normalmente trazem soluções que mudam o mercado, se desenvolvendo com muita velocidade.

No Brasil, algumas das empresas unicórnio são: Nubank, Pag Seguro, Stone, 99 e Movile.

Venture Capital (VC)

Também conhecido como capital de risco, é uma modalidade de investimento normalmente para startups que já faturam no mercado e querer expandir a operação. O investimento é aplicado para a aceleração do crescimento e, na maioria das vezes, proporciona um retorno acima dos padrões das modalidades de investimento tradicional.

Se quiser saber mais sobre o universo do empreendedorismo e das startups, além de conteúdo jurídico, contábil e financeiro, inscreva-se em nossa newsletter.

InHands.